Se você já fez uma vistoria deve está familiarizado com o procedimento: uma pessoa tira fotos, acende as luzes, liga o veículo, olha o motor e rapidamente vai embora. Mas você sabe o real motivo de tudo isso?

 

Vistoria prévia é a averiguação realizada pela seguradora para analisar o estado de conservação e as características do veículo. Realizada por um técnico, este irá testar a parte elétrica, funcionamento do motor e transmissão, analisar o estado dos pneus, chassi, carroceria, vidros, faróis, lanternas, entre outros. Além disso, o técnico irá conferir o número chassi, a placa, o ano e o modelo do veículo.

 O cliente deverá se ater ao estado em que o veículo se encontra, assim como ter em mãos o Documento Único de Transferência (DUT). A vistoria poderá ser realizada em um Centro de Atendimentos da própria seguradora ou em algum lugar determinado pelo cliente, como sua residência ou local de trabalho.

Existem casos em que a vistoria prévia é dispensada, como veículos 0 km ou na renovação do seguro sem a substituição do veículo. Porém, caso você queria fazer o seguro novo de um carro usado ou trocar de veículo durante a vigência do seguro, você terá obrigatoriamente que realisar a vistoria.

 

 Por tanto, na próxima vez que você fizer uma vistoria prévia lembre-se que não é nada mais que a seguradora analisando se seu veículo se enquadra nos critérios de aceitação do seguro. 

PARCEIROS